MEU DIÁRIO / POESIAS

Dica de filme: As Canções

Diretor: Eduardo Coutinho

Eu adoro cinema e um gênero que tem me cativado cada vez mais é o documentário.

Aqui no Brasil o diretor Eduardo Coutinho tem se mostrado muito competente e sensível para mostrar, através deste estilo de filme, as facetas humanas do cotidiano e também o cotidiano com suas facetas humanas e por isso mesmo muito tocantes.

Às vezes, somos levados ao riso e, outras vezes, facilmente nos emocionamos até as lágrimas. A diversidade humana dentro um país como o nosso, o Brasil, é algo realmente impressionante e encantador. Esse filme mostra-nos de forma direta e sem rodeios histórias curtas todas elas contadas pelo seu autor e personagem principal e sempre marcadas por uma música.

A música é o fio condutor que, ao mesmo tempo, vai tecendo a teia de uma e de muitas vidas.

E lindo de se ver o brilho que se acende e incandesce o olhar quando as pessoas cantam e recordam uma experiência,

um amor, uma perda, um trauma, uma dor ou muitas dores! Fica evidente o quanto a música é capaz de curar e de transformar como bem me disse um dia, uma menina de 12 anos, que também tem a música dentro de si pedindo para se manifestar.

Sim, a música cura, transforma, liberta e pode fazer renascer mesmo quem não mais acredita na vida. A música é terapêutica e nos faz transcender todos os nossos medos, nossas dúvidas e nossos defeitos inclusive aqueles que poderiam parecer incorrigíveis.

De acordo com a Física Quântica e a teoria das Super Cordas o Universo é uma imensa Sinfonia e os sons realmente são poderosos abrindo portais, modificando padrões vibratórios, pensamentos, emoções e, conseqüentemente, as ações humanas.

Vale muito a pena assistir esse filme, tanto pela curiosidade quanto as músicas que marcaram a vida de cada um dos atores como

pela viagem que nos proporciona através da alma e da mente humana.

Além disso, pode-se dizer que o filme é uma poesia acerca da diversidade humana e cultura brasileira. Lindo de se ver e de se ouvir!!!

Um abraço e meus parabéns ao Eduardo Coutinho e toda a sua equipe bem como aos atores!!!

Ingrid