AS CRIANÇAS E O CANCELAMENTO DAS AULAS PRESENCIAIS _ as lições que precisamos aprender para poder ensinar e ajudar as crianças!

Todos vocês que me acompanham já sabem que sou uma espécie de “Guardiã das Crianças” então, é natural que esteja constantemente, observando, escutando e refletindo sobre como elas estão, como vão seus corações e suas mentes, como os pais e adultos andam “educando” e que exemplos estão oferecendo a elas, especialmente nesse período de pandemia…Na verdade, mais do que escutar e observar, eu tenho auscultado…sinto as batidas de seus corações, ouço seus pulsos, percebo seus graus, leio suas almas e suas “entrelinhas” que as conectam a suas Essências…

Como instrumentos de minha percepção eu tenho meu coração hiper sensível, minha mente aguçada e buscadora de consciência/lucidez, a luz de meu propósito de vida e conto também com muitas mães e pais que me falam de suas preocupações e desafios. E faço questão de registrar aqui: Sou profundamente grata a vocês!

Bem, nesse momento onde as famílias e nossas amadas crianças se preparavam para uma retomada das aulas presenciais chega-nos a “notícia” de que essa possibilidade foi cancelada para o momento! Um belo “banho de água fria” em tantas expectativas positivas de reencontrar amigos, colegas, professores, de matar a saudades não apenas de pessoas e lugares, mas também de “retomar” uma rotina com ares de “normalidade”tanto para as crianças quanto para os pais e famílias. Só que não (SQN)!

Diante dessa situação, tenho escutado de algumas mães o quanto seus filhos deram uma “murchada”, ficaram tristes, abalados…

Então, resolvi responder e tentar ajudar essas mães e compartilho com vocês minha resposta:

 As crianças estão sentindo muito!!! Eu entendo bem e imagino, a partir de o coração de minha criança interior, como se sentem!!!

Mas, eu acho que agora e diante dessa situação, é a oportunidade para conversar e passar muitas lições importantes para as crianças e mostrar o lADO LUMINOSO da pandemia!!!

 Colocar foco e ênfase nas capacidades e força interior das crianças para enfrentarem e aplicarem seus recursos internos, criatividade…não olhar as crianças como “coitadinhas ou vítimas” e sim demonstrar empatia, afeto por elas e seus sentimentos, claro(!) mas principalmente, enfatizar as suas forças e potenciais para lidar com os desafios dessa situação!!!

Mostrar-lhes que DESAFIOS SÃO OPORTUNIDADES!!! Desafios são como alimento de alta qualidade para nossas almas e espíritos pois nos fazem buscar lá no fundo de nós as forças, ideias, inspirações, emoções, virtudes e valores nobres e éticos que estavam guardados e nem sabíamos que tínhamos!!!

Por exemplo, contar as histórias sobre a caminhada da humanidade que já enfrentou guerras armadas que fizeram seus antepassados fugirem para outros países e povoarem regiões como aquelas em que hoje, vivemos e trabalharam duro para se readaptar numa terra estranha de cultura, idioma, leis e tudo mais tão diferentes das suas de origem…explicar à elas sobre como muitas pessoas tiveram de se esconder por muito tempo em porões escuros e insalubres,tiveram de trocar seus bens mais valiosos por 2 ou 3 tomates estragados e 1 ovo tendo de dividir com a família para não morrer de fome…contar às crianças sobre o legado que essas gerações anteriores deixaram para nós… e que nós temos muito melhores condições de enfrentar essa que é uma guerra biológica, pois temos saúde, continuamos em nossa terra, em nossa cultura e casa com a família e podemos continuar estudando, nos comunicando, nos alimentando e brincando embora com distanciamento o que é bem difícil mas, se formos corajosos, fortes e unidos através de muito amor, coragem e fé vamos vencer esse período e sairemos mais sábios e fortalecidos ( que é nosso propósito aqui!!) e…enquanto não termina essa fase difícil, quem sabe pensamos juntos em soluções e formas de alegrarmos, apoiarmos e ajudarmos uns aos outros?!!

Desenvolver e aprofundar nossa EMPATIA pensando por exemplo: hoje, como será que está minha amiga, cuja mãe é médica ou enfermeira ( está na linha de frente nessa batalha!), como posso levar alegria, fé e alto astral a ela? Como estará minha tia, minha avó, meu vizinho com necessidades especiais?!Como estarão as outras crianças e pessoas que não tem essas mesmas boas condições de vida que dispomos, nesse momento? O que posso fazer hoje, para contribuir e amenizar as dores de quem amo? Ao invés de ficar concentrada no “meu umbigo” e na minha dor que tal ampliar meu olhar, o nosso olhar? Eis um momento de incrível oportunidade para todos nós evoluirmos incluindo as crianças nesse processo!!! Só que nós adultos precisamos processar tudo isso, internalizar para poder conversar com as crianças e com base na verdade, com sustentação e legitimidade!! Eis um pouco do que tenho pensado, sentido e procuro fazer, diariamente…

Sejamos exemplos vivos para as nossas crianças e ensinemos a elas com base no Amor, na Verdade e nos novos paradigmas! Um deles é que entramos na era do CRER PARA VER e não o contrário!!!

Um abraço afetuoso de todo o meu coração desejando que essa mensagem chegue ao coração de muitos pais e que assim possam cuidar, ajudar de verdade no desenvolvimento saudável e no amadurecimento de nossas crianças!!!

Se essa mensagem faz sentido para você por favor, compartilhe para que ela possa ajudar outros pais e outras crianças!!!

Gratidão imensa e que Deus abençoe e guie a todos nós ao longo de nossa jornada terrena!!!

HAJA CADA VEZ MAIS, LUZ!!!

Ingrid Cañete

Share This

Share this post with your friends!