MEU DIÁRIO / FILMES

Dica de filme: O Exótico Hotel Marigold

O filme é divertido, sensível, profundo, dinâmico, humano e ao mesmo tempo leve. É o tipo de filme que nos faz sair bem do cinema! Trata-se da história de um grupo de senhores e senhoras já aposentados, cada um com uma história diferente de desafios pessoais diante da terceira idade e de tudo que ela representa. Entre esses desafios estão a aposentadoria e a consequente redução da renda, as perdas financeiras, as perdas físicas e emocionais e o aumento da sensibilidade para questões como a comunicação, o diálogo, os relacionamentos.

O roteiro é muito interessante e até surpreendente em se tratando deste tema. O clima de alegria e as situações que embora pudessem ser trágicas se vistas por um determinado ângulo, foram vistas e apresentadas sempre pela lente da comicidade e do bom humor, predomina e faz pensar. A atuação dos excelentes atores é um presente a parte e por si só, já justificaria sair de casa e dedicar duas horas para ver esse belo filme!

Os cenários mostram a realidade da Índia com seus paradoxos culturais que incluem uma bela filosofia de vida, riqueza em termos de arte, arquitetura e veios de pobreza impressionantes e desoladores.

Além de divertir e de entreter, esse filme nos propõe, de forma doce e descomprometida,reflexões sobre valores humanos e espirituais e sobre como a riqueza verdadeira é mesmo de cunho espiritual. Leva-nos a refletir sobre o envelhecimento e suas infinitas possibilidades: de sermos felizes, de termos qualidade de vida e de relacionamentos, de sermos produtivos e úteis, de sermos éticos e vivermos em equilíbrio com o próximo e com a natureza, tudo dependendo de como levamos a vida até essa idade e de que escolhas fizemos, e seguimos fazendo, durante essa etapa da vida.

Pois, tudo pode mudar e tornar-se melhor se conseguirmos abrir a mente e o coração e desenvolver a lucidez, ampliando nossa consciência para usufruir de um dom e de um direito sagrado que é a nossa liberdade de escolha. Podemos envelhecer bem com dignidade, amor, saúde, com alegria e com a sabedoria necessária para valorizar o que realmente tem valor nessa vida!

Curtam e divirtam-se!
Um abraço, Ingrid