MEU DIÁRIO / DICA DE FILMES

DICA DE FILME: GUIA DA FAMÍLIA PERFEITA

Eis um filme super interessante, especialmente para esse momento que vivemos, onde toda a verdade está vindo à tona para ser encarada, enfrentada e de preferência, curada! Você o encontra na Netflix.

Consiste em uma espécie de crônica sensível e acurada sobre a vida em família no contexto atual onde tanto o formato quanto a dinâmica de relacionamento se modificaram porém os desafios continuam sendo os mesmos de antigamente, com apenas uma ou outra variável diferente.

O filme nos apresenta a história de um casal, ambos em sua segunda experiência de casamento em que cada um traz um filho, em idades bem diferentes o que por si só já acarreta desafios imensos. Não bastasse isso, existe um problema grave de comunicação entre todos o que implica numa alta dificuldade de empatia e de compreensão mútua. Cada um vai carregando seus “dramas”, dilemas, dores e solidão do jeito que pode e consegue, até que o “copo d’água” enche e transborda!

Então, através da dor aguda, do susto, do choque e das revelações que se escancaram através desse impacto a mudança começará a acontecer…

O filme é simples, objetivo, claro e pode parecer óbvio mas deixa de ser quando olhamos para nós e ao nosso redor e vemos que a tal “família perfeita” não existe e muito menos um guia para ela. E, somos obrigados a encarar o tamanho do desafio que significa formar uma família, criar e educar filhos e cuidar de si mesmo bem como da vida de casal, nos dias de hoje, onde novidades tecnológicas, apelos e distrações de todos os tipos nos assediam e desviam, com facilidade impressionante daquilo que realmente importa. Somos facilmente levados a nos desconectarmos de quem somos, ficamos surdos a nossa voz interna e assim nos tornamos incapazes de perceber o outro em sua Essência e humanidade.

Pairam muitas perguntas durante e depois de assistir o filme que é como um trailer rápido da vida das famílias na sociedade atual…uma delas é: o quanto você realmente deseja ter filhos como vocação e missão de vida? E, o quanto você está preparado para ter filhos e realmente se comprometer com a paternidade e com a maternidade?

Vale muito assistir e rever sozinho ou acompanhado e depois, dispor-se a conversar, dialogar, refletir a respeito.

A vida que você deseja, a família que você sonha pode ser construída e se realizar mas exigirá muita dedicação, Amor Verdadeiro Incondicional que implica paciência, compaixão, empatia e resiliência.

Se esse é o seu desejo de alma, sua escolha por vocação, vai lá e realiza!

Fica aqui a dica!

 

Um abraço afetuoso desejando mais e mais Consciência e Luz!

 

Ingrid Cañete