PREVENÇÃO DE DOENÇAS MENTAIS EM CRIANÇAS PÓS-PANDEMIA:

Existe uma preocupação crescente de psiquiatras pelo mundo, quanto a saúde mental das pessoas no período que virá após essa pandemia e período de quarentena. Diversos psiquiatras dos EUA e da Inglaterra, por exemplo, tem manifestado suas altas preocupações, realizando pesquisas que indicam que os prejuízos a saúde mental serão imensos. Os principais públicos a serem atingidos, segundo eles, serão as crianças e os idosos. Esses médicos psiquiatras falam em um verdadeiro “tsunami” de doenças mentais e distúrbios de ordem emocional, após o término da quarentena.
Eu, particularmente, tenho me preocupado muito com essa questão, tendo em vista, ser uma situação inédita para todos nós, a humanidade, enfrentar. Componentes como ineditismo, duração, propagação de informações negativas e ativadoras de medo e pânico pela mídia tradicional, fake news, grau de dúvidas e de insegurança gerado, polarização extrema, terrorismo feito por muitos governantes e políticos quanto a limitação das liberdades civis, confinamento horizontal equivocado conforme o parecer de um número crescente de médicos e especialistas em saúde/infectologia, insegurança quanto a subsistência ou mesmo perda da única fonte de renda para muitos, várias demandas “novas” ao mesmo tempo tais como participar da educação dos filhos, confusão quanto a passagem do tempo diante de mudanças significativas da rotina diária, entre outros fatores.
Tendo que lidar com esses fatores estressores e sem a contra partida que mitigue, que alivie o medo, a insegurança, o cansaço muitas pessoas já estão tendo o seu equilíbrio mental, sua lucidez e bom senso abalados. Precisamos agir e ajudar no sentido de oferecer algum apoio, alento e auxílio a essas pessoas. E, se os adultos, especialmente os pais estão sendo afetados, tendendo inclusive, a se deprimirem, é claro que as crianças são e serão as mais atingidas. Além dos textos que eu tenho publicado visando auxiliar vocês todos, especialmente os pais, eu venho aqui, sugerir que procurem fazer a leitura do livro UMA JANELA PARA OS PAIS, que eu escrevi justamente para lhes ajudar! O momento é grave, a necessidade de atuar para prevenir problemas mais sérios é urgente!!!
Vamos todos agir para cuidar e proteger, salva guardar a saúde mental e emocional de nossas amadas crianças!!!
Quem desejar fazer a leitura altamente recomendada, solicite o seu exemplar direto no site da editora: www.besourolux.com.br
E, quem necessitar, lembre que eu realizo consultas online, basta escrever para meu email: canete@terra.com.br
NUNCA ESTAMOS SÓS!!!
SE DEUS É POR NÓS, QUEM SERÁ CONTRA?
Um abraço afetuoso desejando saúde, paz, harmonia, fé, amor incondicional e muita Luz!!!

Ingrid Cañete